Como transformar demandas de mercado em oportunidades de negócio
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a habilidade de identificar insights e transformá-los em oportunidades é um diferencial estratégico para empresas que desejam prosperar em cenários complexos. Entender o papel das tendências de consumo, as demandas reprimidas não visíveis e as respostas oferecidas pelo mercado é essencial para que líderes e organizações possam se posicionar para capturar valor nessas condições adversas.
Os desafios enfrentados pelas empresas atualmente estão profundamente ligados às mudanças geracionais, novos entrantes no mercado e à globalização das ofertas de consumo. A facilidade de acesso a produtos globais e a menor complexidade para novos entrantes no mercado aumentam a concorrência e exigem das empresas uma visão de mercado muito mais ampla. O ciclo de inovação está cada vez mais curto, tornando essencial uma resposta ágil.
No Grupo Toolbox, desenvolvemos uma metodologia de projetos chamada Playing to Win Roadmap, baseada no livro Playing to Win do autor A.G. Lafley. Essa metodologia explora duas etapas chave: "Where to Play" (onde jogar) e "How to Win" (como ganhar). Ela orienta a análise das demandas reprimidas, dores do consumidor e tendências emergentes, além de uma avaliação do landscape competitivo para definir o potencial de captura de entrada/inovação.
Fonte: Playing to Win, A.G. Lafley & Roger L. Martin
Um exemplo prático desse diagnóstico é a tendência de produtos proteicos no mercado de bebidas prontas. Empresas que antes focavam exclusivamente em produtos infantis passaram a explorar o segmento adulto de bebidas prontas à base de leite, enriquecidas com proteínas e outras funcionalidades. Essa mudança permitiu capturar um novo segmento de consumidores adultos para a categoria e aumentar a relevância das marcas.
Esse crescimento acompanha a expansão do mercado fitness, que movimenta milhões de consumidores globalmente. No Brasil, que ocupa o segundo lugar como maior polo de clubes de saúde do mundo, há 29.525 academias, demonstrando o grande potencial desse setor. A procura pela prática de atividades físicas fora de casa impulsionou a demanda por itens “ready to go” voltados ao pré e pós-treino, criando oportunidades para marcas que buscam inovação no segmento.
Uma pesquisa do Instituto Akatu e GlobeScan mostrou que a maioria dos brasileiros (64%) estaria disposta a pagar um preço acima da média por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. E, por isso, também temos uma marca tradicional no paladar e nas casas do brasileiro: a 3 Corações, inicialmente focada em cafés, identificou o potencial de capturar esse mercado, trazendo a cafeína (aliado do pré-treino) como elemento diferenciador nas bebidas proteícas, sem perder o core de uma categoria em formação. Com isso conquistou não apenas o o Right to Win na categoria, mas também um diferencial que elevou o potencial da categoria a outros patamares de inovação (a menção a cafeína na embalagem ajudaria ainda mais).
Imagem de divulgação
O mercado não espera por quem hesita. Empresas que buscam inovar precisam transformar dados em insights e, mais importante, insights em ações estratégicas. O sucesso futuro dependerá da capacidade de observar além das fronteiras convencionais, identificar novas oportunidades e agir com agilidade e criatividade.
E você, já parou para pensar em quais oportunidades o seu negócio pode estar deixando passar? A inovação começa com uma pergunta certa e um passo corajoso. Que tal começar hoje?